Atividades dos alunos do 6 ano (22 de abril)
Obs: esses
conteúdos e atividades são referentes ao mês de abril para o 2º bimestre.
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Capitulo:
4 pagina, 86 a 105 do livro de História
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Conteúdo:
África
antiga
1. Os
antigos egípcios
2. A
organização social do Egito
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Objetivos
do capitulo: reconhecer a importância do rio Nilo para os
egípcios, compreendendo a questão da irrigação e da modificação da natureza.
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Atividades:
página, 106, da 1ª a 8ª questão do livro.
Matéria
de Filosofia (6º
ano B)
Atividade
proposta: Faça
uma leitura do texto o mito da caverna e responda as perguntas com o mínimo 5
linhas de cada resposta. (assunto: Pensar – A alegoria da caverna de Platão)
1.
Escreva
quem são os personagens do mito da caverna e o que eles estavam vivenciando?
2.
Qual
a visão daquele que conseguiu sair da caverna e o que aconteceu com ele?
3.
Faça
uma pequena síntese do mito da caverna com a nossa realidade. O que essa
alegoria tem a ver com nossa vida. (mínimo 10 linhas)
O mito da caverna
Um
grupo de homens prisioneiros vivia amarrado desde a infância em uma escura
caverna. Eles eram obrigados a ficar de costas para a luz, por isso
constantemente viam nas paredes imagens de sombras que refletiam imagens do que
se passava do lado de fora. Passavam por ali todos os dias homens transportando
coisa e as paredes ocultavam seus corpos. Os prisioneiros só viam pelas sombras
o que os homens estavam transportando. Se saíssem da caverna em algum momento e
vissem as coisas como elas realmente eram, talvez não as identificassem como
reais, já que eram acostumados a ver somente suas projeções. Certo dia um dos
prisioneiros conseguiu escapar da caverna, sendo surpreendido por uma nova
realidade. Do lado de fora ele se depara com uma luz que nunca tinha visto
antes, que agride seus olhos. Ele precisa decidir se voltaria para a caverna ou
ficaria do lado de fora, neste novo mundo. Com o tempo, o homem, agora livre,
acostuma-se com esta nova situação. Ele considera essa realidade como iluminada
e fica maravilhado, não desejando mais retornar para a prisão. Ele pensa também
em seus companheiros e por isso decide revelar a realidade de fora da caverna
para eles. No entanto, eles ainda presos as sombras, ridicularizam o
companheiro que retornou. Nesse momento da narrativa Platão faz uma clara
alusão a Sócrates, que explica o conflito entre a sombra da caverna e a luz do
exterior. A Tensão aumenta até o momento em que os prisioneiros castigam o
homem livre com a sua morte.
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