Atividades dos alunos do 6 ano (18 de março)
Obs: esses
conteúdos e atividades são referentes ao mês de março para o 1º bimestre.
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Capítulo:
3 página, 56 a 81 do livro de História
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Conteúdo:
povos
do oriente médio
1. Mesopotâmia
2. Fenícia
3. Religião
e mitologia
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Objetivos
do capítulo: Compreender a importância dos rios na formação
das primeiras civilizações, entre elas os povos da mesopotâmia.
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Atividades:
páginas: 82, 83, da 1ª a 10 questão do livro.
Matéria
de Filosofia (6º ano A)
Atividade
proposta:
desenvolver uma pesquisa sobre o tema solicitado abaixo. Responda as perguntas
com o mínimo 5 linhas de cada resposta. (assunto: a felicidade e a praticada da
virtude)
1.
Comente sobre a dialética socrática?
2.
Quais os valores da Filosofia defendido por
Sócrates?
3.
Cite
pelo menos dois filósofos medievais que seguia uma linha teológica e comente
sobre cada um deles.
Pesquisar no site Wikipédia sobre o assunto
solicitado.
OBS:
todos esses assuntos estão acessíveis na internet para pesquisa do aluno o
mesmo deve interpretar os textos produzidos.
Filosofia
de Sócrates
O método utilizado por Sócrates é a Maiêutica – que
nada mais é que a prática do questionamento. Sócrates chamava
essa técnica de “Método da Parteira”. Quando acontecia um parto normal,
a parteira era quem conduzia o parto. Ela não fazia a força, nem sentia dor.
Ela apenas auxiliava nesse momento. Para a mãe, aquilo tudo era muito difícil e
doloroso. Porém, é importante lembrar que depois que a criança nascia, a mãe
esquecia de todo o choro e logo vinha uma grande alegria. Essa é a comparação
feita por Sócrates: obter o conhecimento é como um parto – doloroso, difícil e
precisa de empenho para quebrar as nossas concepções pré-estabelecidas. O filósofo,
portanto, tinha função de conduzir seus questionamentos até chegar ao
conhecimento, ou seja, dando luz à razão. De acordo com ele, é
quando o filósofo corrige e conduz a pessoa que ela compreende
e torna-se autônoma. Por isso que uma das frases de
Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase
tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o
primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.
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